Leitores sonhadores


No respeito pela dinâmica criada pelo concurso “Um leitor é um sonhador”, organizado pela DRE Alentejo, o concurso “Leitores sonhadores” tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressão e compreensão escrita /oral. Contempla quatro escalões, do 3º ao 6º ano do ensino básico, envolvendo todos os Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Borba, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Estremoz, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Mora, Nisa, Ponte de Sôr, Portalegre, Sousel e Vila Viçosa. Deste modo, o concurso irá decorrer em várias etapas:
- Inscrições – 3 a 13 de Janeiro;
- 1.ª eliminatória (16 a 21 de Janeiro) – realizada nas salas de aula pelos professores titulares de turma / professores de Língua Portuguesa. Os professores deverão selecionar 2 alunos por turma, os quais irão à 2.ª eliminatória a realizar ao nível do Agrupamento;
- 2.ª eliminatória (6 a 10 de Fevereiro – um dia por ano de escolaridade) – dever-se-á realizar na Biblioteca Escolar da escola sede do agrupamento. Tem como objetivo o apuramento de 1 aluno, por ano de escolaridade, o qual irá à final. O júri será constituído pelo coordenador do PNL ou professor bibliotecário do Agrupamento, pelo representante do 1.º Ciclo no Órgão de Gestão, por um elemento da comunidade educativa ou um elemento do pessoal não docente, sempre que possível ligado à biblioteca escolar.
- Final - a decorrer no Auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre, no dia 23 de Março. Aqui será apurado um vencedor por cada ano de escolaridade (a constituição do júri será brevemente anunciada). Todos os participantes receberão uma menção honrosa. Os vencedores terão livros como prémio e passarão a tarde (23 de março) na companhia do escritor Pedro Seromenho.
A final do concurso tem como objetivo apurar os melhores leitores. Ao longo das várias eliminatórias do mesmo, os professores/júris terão os seguintes critérios de seleção, pontuados de 1 a 5 pontos:
- Fluência da Leitura;
- Expressividade;
- Respeito pela pontuação/entoação;
- Articulação.
Os alunos deverão preparar a leitura de um excerto de um livro indicado pelo PNL, conforme o ano de escolaridade. A escolha da obra fica ao critério do professor titular de turma, o qual deverá comunicar a mesma na fase de inscrição.
Quanto ao excerto selecionado, os professores deverão respeitar as seguintes indicações:
- 3.º ano - leitura de 10 linhas;
- 4.º ano - leitura de 12 linhas;
- 5.º e 6.º ano - declamação de pequenos poemas.
Por último, será sugerido às escolas que seja o coordenador do PNL/Professor Bibliotecário o responsável pelo concurso no respetivo Agrupamento.